Mercearia solidária em Ponta Delgada “é boia de salvação” para famílias

Escrito porem 3 de Dezembro, 2022

Inaugurada há um mês, a mercearia solidária do bairro social Santo António, em Ponta Delgada, nos Açores, tem clientes fidelizados e é uma “boia de salvação” para os moradores, a maioria em situação de desemprego e com baixos rendimentos.

Oprojeto nasceu pelas mãos da associação Solidaried’Arte, para proporcionar aos habitantes do bairro na freguesia do Livramento, concelho de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, alimentos de primeira necessidade a preços mais baixos do que os praticados no mercado.

Além de proporcionar preços mais baixos num bairro onde existem “dificuldades socioeconómicas e várias problemáticas”, como o desemprego, o projeto tem outra mais-valia identificada pela responsável: evita a deslocação dos moradores para pequenas compras do dia-a-dia.

“Na maioria, estas pessoas não têm transporte próprio. Estão distantes das lojas e os horários dos autocarros não são muito compatíveis com a população”, acrescentou a coordenadora do projeto.

Com a ajuda de voluntários e crianças do bairro, os responsáveis instalaram a mercearia solidária em contentores cedidos pela autarquia de Ponta Delgada.

No interior, as prateleiras exibem dezenas de produtos de primeira necessidade, como alguns enlatados, leite, massas ou fraldas e ainda artigos de higiene.

Existem também produtos frescos, fruto de uma parceria com o projeto de inclusão social Casa dos Manaias, desenvolvido pela autarquia de Ponta Delgada, e que tem uma horta.

Segundo Carmen Bettencourt, esses produtos cultivados são adquiridos pela associação para comercialização na mercearia, onde também estão à venda algumas peças de cerâmica elaboradas pelos utentes do projeto Casa dos Manaias.

“A ideia é termos os bens de primeira necessidade para qualquer morador, no seu dia a dia. Se faltar, por exemplo polpa tomate para o jantar, já têm um local bem perto, em vez de andarem quilómetros”, explicou.

Entre os produtos mais solicitados, segundo a responsável, estão “artigos mais pesados”, como as caixas de pó para a máquina de lavar roupa ou “vários pacotes de leite.

“Estamos a apostar um pouco naquilo que a população pede”, assinalou.

A mercearia já conta com “cerca de 10 clientes fidelizados” que compram regularmente determinados produtos.

“Acreditamos que, no futuro, essa fidelização será em maior número”, referiu a responsável do projeto, implementado num bairro onde residem 64 famílias.

A mercearia solidária abre três vezes por semana, às terças, quintas e sextas-feiras, entre as 10:00 e 12:30.

“Este horário vai ao encontro das necessidades da população, na sequência de um questionário que elaboramos junto dos moradores”, explicou Carmen Bettencourt.

O acesso é exclusivo para os 64 agregados familiares que residem no bairro, mediante a apresentação de um cartão próprio para as compras.

“Numa fase inicial, os moradores foram à Junta de Freguesia solicitar um atestado de residência que comprova a composição do agregado familiar e ficaram com um cartão de acesso à mercearia”, especificou a coordenadora do projeto.

Para a associação Solidaried’Arte, a intenção “não é fazer concorrência desleal” ao mercado, mas “ajudar” as famílias de fracos recursos.

“Estamos aqui de ombro a ombro com a população e nunca com o objetivo de lucro. A percentagem que conseguimos angariar será toda aplicada na compra de mais produtos para a mercearia, porque não vivemos apenas de doações”, frisou Carmen Bettencourt.

Outra das ideias do projeto da mercearia solidária e comunitária passa também por promover uma educação ambiental, sensibilizando a população para a aquisição de produtos frescos.

“Selecionamos, por mês, um produto e colocamos em exposição receitas de culinária que podem ser feitas com o produto selecionado”, descreveu.

A coordenadora considera que “já se criou uma relação com a população”.

“E somos muito bem aceites”, assegurou.

Além da parceria com a Câmara Municipal de Ponta Delgada, o projeto é financiado pela Direção Regional da Juventude, através do programa Jovens Mais.

 

 

 

 

 

Fonte: Noticias ao Minuto


Opinião do Leitor

Deixe o seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados



A Tocar na Rádio

Titulo da Musica

Artista

Programa no Ar

Hora de Amar

22:00 22:59

Programa no Ar

Hora de Amar

22:00 22:59