Alerta para o estado do mar entre sexta-feira e domingo nos Açores

Escrito porem 1 de Dezembro, 2022

“A previsão do estado do mar aponta para um agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima no arquipélago entre as 06:00 de sexta-feira e as 18:00 de domingo, com ondas que poderão atingir os 15 metros”, descrevem aquelas entidades em comunicado.

Quanto à “altura significativa” da agitação marítima, pode “atingir os oito metros e uma altura máxima de 15 metros, com um período médio a variar entre os 14 e 15 segundos”, descrevem.

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha lembram a população “para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras”.

Em concreto, recomendam o reforço da amarração e a manutenção de uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas.

Recomendam, ainda, que se evitem passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, como os “molhes de proteção dos portos, arribas ou praias”, por forma a evitar ser surpreendido por uma onda.

“Não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”, é outra das recomendações.

 

 

Fonte: Noticias ao Minuto


Opinião do Leitor

Deixe o seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados



A Tocar na Rádio

Titulo da Musica

Artista

Programa no Ar

Tardes da Rádio

15:00 19:00

Programa no Ar

Tardes da Rádio

15:00 19:00