Proteção Civil deixa alerta: “No Natal, as temperaturas vão cair a pique”

Escrito porem 24 de Dezembro, 2020

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) estima, de acordo com previsões do IPMA, que a noite de domingo seja a mais fria.

Uma massa de ar polar fria e seca irá passar por Portugal e será responsável por “trazer bastante frio para os tempos que se avizinham”. Carlos Mata, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), deixou esta quinta-feira o alerta: “No Natal, as temperaturas vão cair a pique”.

A ANEPC estima, de acordo com previsões do IPMA, que “de sábado para domingo as temperaturas rondem os 0º ou sejam mesmo negativas e durante o dia não subirão acima dos 13º”.

Ao frio vai juntar-se “o aumento da intensidade do vento que vai provocar desconforto térmico”.

Em conferência de imprensa, Carlos Mata apresentou o quadro meteorológico previsto para os próximos dias e enumerou também medidas preventivas e de autoproteção.

Perante as condições meteorológicas previstas, deve evitar-se uma “exposição prolongada ao frio” e deve prestar-se atenção sobretudo aos grupos mais vulneráveis, onde se incluem os idosos.

A Proteção Civil alerta igualmente que é necessário ter cuidado com as lareiras, já que “a acumulação de gases poderá levar a intoxicação ou incêndios”. Estes “dispositivos” devem mesmo ser evitados “durante o sono”.

A quem vai conduzir nestes dias, recomenda-se cautela na estrada porque a formação de gelo poderá propiciar “acidentes de viação”.

Carlos Mata frisou ainda que a previsão meteorológica do IMPA se estende durante os próximos três dias e que não há, para já, “emissão do estado de alerta”. A situação será, porém, avaliada continuamente.

Fonte: Noticias ao Minuto


Opinião do Leitor

Deixe o seu comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios estão marcados



A Tocar na Rádio

Titulo da Musica

Artista

Programa no Ar

Auto DJ

00:01 11:00

Programa no Ar

Auto DJ

00:01 11:00